Enem O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizado por 59 universidades federais do País e será o meio de entrada em 30 delas

13-10-2011 12:42

 

Apesar de um histórico de problemas recentes ligados à prova do Enem, a credibilidade do exame não foi prejudicada.

 

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será utilizado por todas as59 universidades federais do país. Além disso e será a forma de entrada em 30 delas. Uma das adesões mais recentes foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Pelo menos 22 irão utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

» Campeões do Enem ensinam como garantir pontos extras na prova 
» Saiba o que comer para se dar bem na prova do Enem 
» Estudantes que vão prestar o Enem 2011 não terão direito a ver a redação corrigida

 

Já em 14 instituições, o Sisu será o responsável pelo preenchimento de parte das vagas, como nos casos das universidades federais de Goiás (UFG)Paraíba (UFPB) e Paraná (UFPR).

 

O Enem 2011 também representará a primeira fase do vestibular de sete federais, entre elas a deMinas Gerais (UFMG) e Espírito Santo (UFES). Em outras sete instituições, o exame é usado para completar a nota final do vestibular, como nas federais de Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Três universidades federais decidiram utilizar as notas do Enem 2011 apenas para o preenchimento das vagas remanescentes do vestibular: de Brasília (UnB), da Grande Dourados (UFGD) e deSergipe (UFS). No entanto, esta já confirmou que a partir do vestibular 2013 todas as vagas serão preenchidas pelas notas do Enem.

Enem 2011

O exame este ano será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro em 1.599 municípios. A prova é dividida em quatro áreas de análises com 45 questões objetivas cada uma, além da redação. As provas de sábado abordarão as áreas de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, linguagens e códigos, redação e matemática.