Logística reversa e sustentabilidade.

24-03-2012 00:15

 

Logística reversa e sustentabilidade.

logística reversa está associada, normalmente, às funções de pós-venda e pós-consumo. Quase sempre o enfoque é em levar de volta a alguns poucos centros um conjunto muito grande de materiais que foi distribuído para o consumo através da logística direta.

Enquanto o papel da logística direta é levar do produtor para alguns centros de distribuição, destes para o mercado e finalmente para o grande público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os às suas origens para tratamento, disposição final ou reclicagem.

No entanto, é possível aumentar o conceito de logística reversa e vê-la como um apelo à sustentabilidade. Não apenas dar destino adequado aos produtos no pós-consumo, mas controlar os resíduos gerados nas organizações.

No recém lançado livro Logística Reversa e Sustentabilidade, os conhecimentos sobre a logística reversa e sustentabilidade são apresentados de forma de forma inovadora, com a adoção de novos conceitos e instigando os leitores a gerir as organizações em geral, em busca dos melhores resultados e benefícios para a sociedade em geral.

 

livro logística reversa e sustentabilidadeA abordagem do livro segue uma linha de raciocínio clara, tratando os fundamentos da logística reversa e integrada e apresentando como é feita a gestão reversa de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Um exemplo mais claro (e muito importante) é apresentado: a logística reversa de resíduos de serviços de saúde com o estudo de caso do estado de Minas Gerais.

Após são apresentados os novos conceitos de logística reversa aliada à sustentabilidade e como ela pode ajudar na gestão de resíduos.

Se você se interessa ou trabalha nesta área, este livro promete ampliar sua compreensão e a abrangência da logística reversa.

O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva.